O passado e futuro dos filmes Latino-Americanos estão sob uma grande ameaça. Filmes épicos e produções originais importantes por terem retratado o passado de uma série de nações latinas estão sendo negligenciadas e esquecidas. A falta de interesse comercial e social por esses filmes agravam ainda mais a situação desses materiais históricos, verdadeiras preciosidades da humanidade amargam esse esquecimento. Enquanto isso talentosos produtores cinematográficos e suas equipes não recebem nenhum tipo de apoio promocional ou financeiro para demonstrar a qualidade de seus trabalhos.
Filmes fazem parte de uma importante parcela da cultura das Américas. Através de suas lentes e películas cinematográficas, produtores famosos filmaram seus sonhos, ambições, opiniões, experiências e tragédias de seus continentes. Mas infelismente, a fragilidade do materiais utilizados para retratar essas histórias e a falta de cuidado necessário no seu armazenamento, contribuem para sua rápida deterioração. Em comparação com outras regiões do mundo, a América Latina possuí um alto índice de perdas de filmes. Atualmente, menos de 10 % dos filmes produzidos na década de 20 sobrevivem e menos de 30% das produções filmadas antes da década de 50 podem ser encontradas hoje. Atribuímos essa tremenda perda à falta de fundos necessários e interesse comercial na preservação desses valiosos trabalhos.
Os filmes produzidos recentemente também não escapam dessa negligência. Apesar da América Latina possuir um dos maiores e mais importantes mercados de entrenimento, é cronicamente sub-desenvolvida quando comparada com outras regiões na preservação de seus materiais cinematográficos. A América Latina representa 3 % do total de produções realizadas no mundo, possuindo 650 milhões de pessoas que falam português e espanhol nas Américas. Por mais que surjam todos dos dias talentosos produtores cinematográficos, a deficiência na arrecadação de fundos, incentivos para produções e treinamento perpetuam sub-desenvolvidas as empresas cinematográficas dessas regiões.
Américas Film Conservancy (AFC) é uma organização registrada na Califórina sem fins lucrativos. Que tem como objetivo proporcionar ajuda institucional para o desenvolvimento do potencial cinematográfico da América Latina. AFC é única empresa pan-regional que promove o desenvolvimento de filmes latino-americanos garantindo um futuro promissor para esses trabalhos.
Trabalhamos diretamente com produtores cinematográficos, universidades, ONG's, empresas de produção independente e instituições filantrópicas para garantir a qualidade de acervos históricos e trabalhos desenvolvidos por esses profissionais. Nossa missão é assegurar um futuro brilhante para a indústria de filmes preservando e resguardando o tesouro do passado latino-americano cinematográfico.
|